Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Minaria hemipogonoides (E.Fourn.) T.U.P.Konno & Rapini CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-02-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie rara de subarbusto dos Campos Rupestres da Serra do Cipó, no Estado de Minas Gerais. Tem distribuição restrita, com EOO de 373,68 km² e AOO de 8 km². Está sujeita a uma única situação de ameaça, no município de Santana do Riacho. Não era coletada havia quase 100 anos quando foi re-coletada em 2008, após anos de tentativas. Ameaçada pela perda da qualidade do habitat, em decorrência do aumento da frequência e magnitude de incêndios, favorecidos pelo crescimento da atividade turística, turismo de veraneio, e manejo de pastagens e silvicultura no em torno da Serra do Cipó.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Minaria hemipogonoides (E.Fourn.) T.U.P.Konno & Rapini;

Família: Apocynaceae

Sinônimos:

  • > Ditassa hemipogonoides ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Subarbusto glabro a escabro, com até 50 cm de altura. Folhas diminutas, lanceoladas, patentes (Rapini et al., 2009).

Distribuição

Minas Gerais (Koch; Rapini, 2011). Planta rara, não era coletada havia quase 100 anos, tendo sido novamente encontrada em 2008, próximo à antiga estrada que ligava Santana do Riacho a Congonhas do Norte (Rapini et al., 2009). A espécie possui 8 coletas, todas na mesma localidade. A planta ocorre em área de ocupação e trânsito antigos, mas que atualmente é uma RPPN, com entrada controlada, mas residentes locais e próximo ao acesso de uma cachoeira turistica (Rapini com.pess.).

Ecologia

Subarbusto até 1 m alt (Konno, 2005), glabro a escabro, com até 50 cm de altura (Rapini et al., 2009).

Ameaças

1.4.3 Tourism/recreation
Severidade medium
Detalhes Por sua expressiva belezacênica e atrativos naturais, a região da Cadeia do Espinhaço vêm seconstituindo num alvo de mudanças socioespaciais ocasionadas pelo afluxo cadavez maior de visitantes e turistas, além da crescente ocupação caracterizadapelas segundas residências de lazer. Tal fluxo turístico e ocupação exógenaadquiriu expressão a partir do final dos anos sessenta e vem aumentandosignificativamente nos dias atuais (Oliveira, 2002).

1.4.2 Human settlement
Severidade high
Detalhes A grande quantidade de áreas pouco alteradas aolongo de todo o corredor da Cadeia do Espinhaço e o recente reconhecimento desua importância com a criação da Reserva da Biosfera do Espinhaço apontam paraa necessidade de se atuar com rigor na ordenação da ocupação do solo em todoeste corredor, sobretudo controlando a especulação imobiliária e o turismodesordenado e o desmatamento para carvoaria e, em certas áreas, a mineração(Madeira; Ribeiro, 2009).

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A Lista vermelha da flora de Minas Gerais como provavelmente "Extinta" (EX)(COPAM-MG, 1997).

Referências

- KOCH, I.; RAPINI, A. Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB004714>.

- RAPINI, A.; SILVA, R.F. DE S.; SAMPAIO, L.N.P.GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G. DE; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. DA. Apocynaceae. Belo Horizonte, MG: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- OLIVEIRA, H.G.MURTA, S.M.; ALBANO, C. Construindo com a paisagem: um projeto para a Serra do Cipó. Belo Horizonte, MG: UFMG, Território Brasilis, 2002.

- MADEIRA, J. A.; RIBEIRO, K. T. PLANO DE MANEJO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ E ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MORRO DA PEDREIRA, Brasília, DF, p.1-92, 2009.

- KONNO, T. U. P. Sistemática e Filogenia do Gênero Minaria T.U.P.Konno & Rapini (Apocynaceae - Asclepiadoideae). Tese de Doutorado. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2005.

- RAPINI, A. Comunicação pessoal do especialista Alessandro Rapini para o analista de dados Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, 2012.

Como citar

CNCFlora. Minaria hemipogonoides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Minaria hemipogonoides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/02/2012 - 13:13:45